top of page
Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Sinusectomia Maxilar: O que é, Indicações e Como é Feita

Atualizado: 24 de jun.

A sinusectomia maxilar é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar sinusopatias maxilares, especialmente em casos de sinusite maxilar crônica que não respondem ao tratamento clínico com medicamentos.


O que é a sinusectomia maxilar?


A sinusectomia maxilar é um procedimento cirúrgico realizado para tratar sinusopatias maxilares, como a sinusite maxilar crônica. A cirurgia envolve a remoção de tecidos inflamados ou bloqueados dentro dos seios maxilares, que são as cavidades localizadas nas maçãs do rosto.


O objetivo é melhorar a drenagem e a ventilação dessas cavidades, aliviando os sintomas e prevenindo complicações.


A cirurgia envolve aumentar as aberturas entre os seios da face e a parte interna do nariz para que o ar possa entrar e a drenagem possa sair.



O que é sinusite maxilar?


A sinusite é uma inflamação do tecido que reveste os seios da face. Os seios da face são quatro cavidades (espaços), eles são conectados por canais estreitos.


Sinusectomia maxilar

Os seios da face produzem um muco que drena para o interior da cavidade nasal (onde o ar passa quando respiramos).


Essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias e vírus. Os seios da face normalmente estam cheios de ar. Se por alguma razão a drenagem fica comprometida ou bloqueada. Bactérias podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana).


Como é realizada a Sinusectomia Maxilar?

Sinusectomia maxilar
Sinusectomia maxilar

  • Também conhecida como cirurgia para sinusite, cirurgia endoscópica nasal para sinusite

  • Realizada no hospital

  • Anestesia geral

  • Procedimento é feito por dentro do nariz, não há cortes externos.

  • Duração de 30 a 90 minutos

  • O paciente vai embora para casa no mesmo dia.


O cirurgião insere uma microcâmera (endoscópio) pelas narinas, essa camera transmite imagens em altíssima resolução com tamanho aumentado, dessa maneira o cirurgião consegue utilizar micro instrumentos cirúrgicos que aumentam a precisão do procedimento, reduzindo drasticamente danos a tecidos que não deveriam ser removidos.


sinusectomia maxilar
sinusectomia maxilar

Pós operatório e recuperação da sinusectomia maxilar


  • Procedimento dura de 30 a 90 minutos, seu cirurgião irá aguardar você acordar da anestesia e você será então direcionado para sala de recuperação pós anestésica, onde ficará sob supervisão de uma equipe médica.


  • Você permanecerá na sala até que retorne ao padrão hemodinâmico pré-cirúrgico, tenha seu nível de consciência prévio, recupere completamente seus reflexos.


  • O objetivo é que você recupera seu equilíbrio fisiológico antes ser direcionado para o quarto.


  • A equipe da sala de recuperação, no momento certo, irá direcionar você ao quarto onde permanecerá em observação.


  • Em geral, permanecerá no quarto por volta de 6 a 12 horas até receber alta médica para ir para casa no mesmo dia do procedimento.


  • Durante a alta médica, o médico explicará em detalhes os cuidados específicos para o seu caso, toda explicação também será passada por escrito, assim como a receita médica com medicamentos que podem eventualmente ser necessários para acelerar sua recuperação.


Em linhas gerais uma vez em casa:


  • Evite assoar o nariz por pelo menos sete dias. Se precisar espirrar, mantenha a boca aberta ou espirre na manga da camisa ou em um lenço de papel.


  • Quando espirrar, você poderá expelir secreção com sangue ou muco. Isso pode ocorrer por algumas semanas enquanto seus seios nasais se recuperam.


  • Será orientado a fazer lavagem nasal com soro fisiológico e se necessário


  • Faça uma pausa nas atividades extenuantes nos próximos 10 dias.


Riscos e complicações da sinusectomia maxilar:

Como em qualquer procedimento cirúrgico, a sinusectomia maxilar apresenta riscos e complicações, como sangramento, infecção e lesão de estruturas adjacentes. No entanto, essas complicações são raras e, quando ocorrem, são geralmente tratáveis.


 

Dra. Danielly Andrade


Médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte, formada pela UFMG em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Especialista em rinologia funcional, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, desvio de septo, sinusites, hipertrofia de cornetos e pólipos nasais.


Especialista em cirurgia endoscópica do nariz.

​​

Médica do corpo cirúrgico do hospital Mater Dei.


Preceptora de residência médica em otorrinolaringologia na área de Rinologia Funcional.

bottom of page