top of page
Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Septoplastia Endoscópica: Cirurgia de correção do desvio de septo nasal

Septoplastia Endoscópica


A septoplastia endoscópica é um tipo de cirurgia no nariz. Ela endireita a parede de osso e cartilagem que divide o espaço entre as duas narinas. Essa parede é chamada de septo. Quando o septo é torto, é conhecido como desvio de septo. Um desvio de septo pode dificultar a respiração pelo nariz.


Durante a septoplastia, o septo é movido de volta para o meio do nariz. Para fazer isso, o cirurgião pode precisar cortar e remover partes do septo primeiro. Depois, essas partes podem ser recolocadas no nariz em uma posição corrigida.


Depois de se recuperar de uma septoplastia, você provavelmente achará mais fácil respirar. Mas antes de realizar essa cirurgia, converse com um cirurgião sobre os resultados esperados.


Por que é feita


Um septo torto é comum. Mas quando é muito torto, um desvio de septo pode bloquear um lado do nariz e reduzir o fluxo de ar. Isso dificulta a respiração por um ou ambos os lados do nariz.


A septoplastia endoscópica endireita o septo nasal. O cirurgião faz isso aparando, movendo e substituindo a cartilagem, o osso ou ambos.

A cirurgia para corrigir um desvio de septo pode ser indicada se seus sintomas afetarem sua qualidade de vida. Por exemplo, você pode ter dificuldade para respirar pelo nariz ou ter sangramentos nasais frequentes.


Riscos


Como em qualquer cirurgia de grande porte, a septoplastia endoscópica apresenta riscos. Esses riscos incluem sangramento, infecção e uma reação adversa à anestesia, que é o medicamento que impede que você sinta dor durante a cirurgia.


Outros riscos específicos da septoplastia incluem:

  • Sintomas contínuos, como bloqueio do fluxo de ar pelo nariz.

  • Sangramento grave.

  • Alteração na forma do nariz.

  • Um buraco no septo.

  • Redução do olfato.

  • Coágulos de sangue no espaço nasal que precisam ser drenados.

  • Perda temporária de sensação na gengiva superior, dentes ou nariz.

  • Má cicatrização das incisões cirúrgicas.


Você pode precisar de mais cirurgias para tratar alguns desses problemas de saúde. Também pode necessitar de mais cirurgias se não obtiver os resultados esperados com a septoplastia. Converse com seu cirurgião sobre seus riscos específicos antes da cirurgia.


Como se preparar


Antes de agendar uma septoplastia endoscópica, você provavelmente se encontrará com um cirurgião. O cirurgião conversará com você sobre os benefícios e os riscos da cirurgia. Esta reunião pode incluir:


  • Revisão de seu histórico médico: Seu cirurgião perguntará sobre condições que você tem ou teve no passado. Também será perguntado se você toma algum medicamento ou suplemento.

  • Exame físico: O cirurgião examina sua pele e o interior e exterior do seu nariz. Você também pode ser solicitado a fazer alguns exames, como exames de sangue.

  • Fotografias: Alguém do consultório do cirurgião pode tirar fotos do seu nariz de diferentes ângulos. Se o cirurgião achar que a septoplastia mudará o exterior do seu nariz, ele pode usar essas fotos para discutir isso com você. As fotos também podem ser usadas como referência pelo cirurgião durante e após a cirurgia.

  • Discussão sobre seus objetivos: Você e seu cirurgião devem conversar sobre o que você espera obter com a cirurgia. O cirurgião provavelmente explicará o que a septoplastia pode e não pode fazer por você e quais podem ser os resultados.


Alimentos e medicamentos


Não tome medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno antes e depois da cirurgia. Eles podem aumentar o sangramento. Tome apenas os medicamentos aprovados ou prescritos pelo seu cirurgião. Conte ao seu cirurgião ou médicos que ele estejam envolvidos no procedimento todos os medicamentos que estiver fazendo uso.


Outras medidas de segurança


Se você fuma, pare de fumar. Fumar aumenta o risco de ter problemas durante e após a cirurgia. Também pode retardar o processo de cicatrização.


O que você pode esperar


A septoplastia endoscópica endireita o septo nasal. Ela faz isso aparando, centralizando e, às vezes, substituindo a cartilagem ou o osso. O cirurgião trabalha através de incisões dentro do nariz. Às vezes, é necessário fazer uma pequena incisão entre as narinas.


Se os ossos nasais tortos empurrarem o septo para um lado, o cirurgião pode precisar fazer cortes nos ossos do nariz. Isso é feito para movê-los para o lugar adequado. Pequenas tiras de cartilagem chamadas enxertos expansores podem ajudar a corrigir um desvio de septo quando o problema está ao longo da ponte do nariz. Às vezes, elas são usadas para ajudar a endireitar o septo.


Durante o procedimento


A cirurgia é feita com anestesia geral para que você não sinta dor. O tipo de anestesia usado depende da complexidade da sua cirurgia e do que você e seu cirurgião preferem.


Anestesia geral: Este é um medicamento que você inala ou recebe através de uma agulha em uma veia. A anestesia geral afeta todo o seu corpo e o coloca em um estado de sono profundo.


As incisões são fechadas com pontos que se dissolvem sozinhos com o tempo. Splints de silicone macio podem ser colocados dentro de cada narina para apoiar o septo. Para evitar sangramentos após a cirurgia, sua equipe de atendimento pode colocar um material semelhante a uma bandagem chamado packing no seu nariz.


Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, onde a equipe o monitorará de perto. Na maioria das vezes, a septoplastia é feita no hospital em regime ambulatorial. Isso significa que você provavelmente poderá ir para casa no mesmo dia. Você precisará de alguém para levá-lo para casa.


septoplastia

Após o procedimento


Para reduzir as chances de sangramento e inchaço, seu cirurgião pode pedir que você siga algumas medidas de segurança por algumas semanas. Dependendo da extensão da sua cirurgia, você pode não precisar fazer todas as seguintes ações:


  • Durma de costas com a cabeça elevada.

  • Não assoe o nariz por pelo menos algumas semanas.

  • Use roupas que se abotoem na frente. Não puxe roupas, como camisas ou suéteres, sobre a cabeça.

  • Evite levantar pesos e atividades extenuantes, como aeróbica e corrida, por até seis semanas. Isso reduz as chances de um sangramento nasal.

  • Seu cirurgião prescreverá medicamentos para aliviar a dor.


Resultados


De 3 a 6 meses após a cirurgia, os tecidos do seu nariz provavelmente estarão estáveis. Ainda é possível que a cartilagem e o tecido se movam ou mudem de forma com o tempo. Algumas mudanças podem ocorrer até um ano ou mais após a cirurgia.

 

Dra. Danielly Andrade

Belo Horizonte - MG

Especialista em Cirurgia de Nariz e Seios da Face

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico de desvio de septo na cidade de Belo Horizonte - MG

bottom of page