O septo nasal sinuoso causa um desvio característico do septo em formato de "S". Causando sintomas, como obstrução nasal e ronco. As opções de tratamento são medicação e cirurgia, dependendo da gravidade do caso e outros sintomas.
O Que é Septo Nasal Sinuoso?
O septo nasal é a estrutura óssea e cartilaginosa que divide as narinas. No septo nasal sinuoso, o septo apresenta um desvio característico em forma de "S".
Ao invés de estar centralizado, o septo faz uma curva para um dos lados da narina, depois curva para o outro lado. Isso causa uma obstrução nasal, pois o septo fica desalinhado.
Quais São os Sintomas de Septo Nasal Sinuoso?
Os sintomas mais comuns de um septo nasal sinuoso incluem
:
Obstrução nasal, geralmente pior de um lado
Congestão e sensação de nariz entupido
Respiração ruidosa e dificuldade para assoar o nariz
Sangramentos nasais frequentes
Dor no rosto ou cabeça
Ronco e distúrbios respiratórios durante o sono
Propensão a infecções dos seios nasais
Os sintomas costumam ser piores do lado da narina para onde o septo se desvia inicialmente. A intensidade dos sintomas depende do grau do desvio do septo.
Como Tratar o Septo Nasal Sinuoso?
O tratamento para o septo nasal sinuoso pode envolver:
Medicamentos - Como anti-inflamatórios, corticoides nasais, antialérgicos e descongestionantes para aliviar os sintomas.
Septoplastia - Cirurgia para corrigir o desvio do septo realinhando-o ao centro. Feita dentro do nariz, sem cortes externos.
O otorrinolaringologista avaliará cada caso para indicar o melhor tratamento. Nos casos leves, medicamentos para aliviar a obstrução nasal já podem ser suficientes. Nos casos moderados a graves, a septoplastia é geralmente recomendada para corrigir definitivamente o desvio do septo.
Conclusão
O septo nasal sinuoso é caracterizado pelo desvio em "S" do septo nasal, ocasionando sintomas como obstrução nasal e infecções recorrentes dos seios nasais. O tratamento envolve o uso de medicação para alívio dos sintomas e, nos casos mais graves, a septoplastia para realinhar o septo. Consulte um otorrinolaringologista para avaliação adequada e indicação do melhor tratamento.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo.
Especialista em cirurgias estéticas e funcionais do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.