Pessoas que estão considerando a rinoplastia têm pelo menos duas opções. Eles são rinoplastia redutora ou estruturada. Este artigo tenta explicar a diferença entre os dois.
Rinoplastia Redutora
A rinoplastia redutora é quando o cirurgião remove uma quantidade substancial de osso ou cartilagem do nariz para remodelá-lo. O tecido cicatricial que eventualmente se forma puxa o nariz para uma forma que é agradável para o paciente. O problema é que, eventualmente, após meses ou mesmo muitos anos, o tecido cicatricial não suporta mais o nariz como antes, e o nariz pode ficar deformado. Apesar disso, muitos médicos ainda realizam a rinoplastia redutora.
Rinoplastia Estruturada
Para evitar as armadilhas da rinoplastia redutora, mais cirurgiões plásticos estão se voltando para a rinoplastia estruturada. As regras para este tipo de cirurgia são reter, reposicionar, remodelar e reforçar o nariz. A rinoplastia estruturada é mais desafiadora do que a rinoplastia redutora, mas preserva grande parte da cartilagem interna e do osso do nariz, ao mesmo tempo que a torna esteticamente agradável para o paciente. A rinoplastia estruturada também protege contra as consequências do envelhecimento, que tende a enfraquecer os ossos e a cartilagem.
Um nariz que foi operado com a técnica de rinoplastia redutora pode eventualmente entrar em colapso mesmo décadas após a cirurgia. Isso não é apenas pouco atraente, mas pode afetar a maneira como o paciente respira. Pode ser necessário que eles voltem ao médico para mais cirurgias.
Pacientes que já têm cartilagem fraca no nariz também se beneficiam da rinoplastia estruturada porque a cartilagem nasal pode ser fortalecida por enxertos de outras partes do corpo, como costela, septo ou orelha. A nova cartilagem é suturada no lugar e eventualmente assimilada na cartilagem que já está lá. Este enxerto é especialmente útil para a ponta do nariz, onde a cartilagem é fraca.
Feito com habilidade, o enxerto de cartilagem dá ao nariz uma aparência mais natural. Não terá aqueles sinais reveladores de que foi operado, como narinas excessivamente grandes e aparência comprimida. Esses sinais são comuns na rinoplastia redutora, a menos que o cirurgião seja muito talentoso.
A rinoplastia redutora é mais fácil para o cirurgião realizar, mas tende a falhar com o tempo devido à quantidade de osso e cartilagem que foi removida. A rinoplastia estruturada tenta preservar o máximo possível de osso e cartilagem ao mesmo tempo em que cria um nariz atraente e se atem aos aspectos funcionais do nariz (respirar!).
Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."