O seu otorrinolaringologista será capaz de diagnosticar a rinite alérgica a partir de seus sintomas e de seu histórico médico pessoal e familiar.
Eles perguntarão se você notou algum gatilho que pareça causar uma reação e se isso acontece em um determinado lugar ou hora.
Seu médico pode examinar a parte interna do nariz para verificar se há pólipos nasais.
Os pólipos nasais são inchaços carnudos que crescem do revestimento do nariz ou dos seios da face, as pequenas cavidades dentro do nariz.
Eles podem ser causados pela inflamação que ocorre como resultado da rinite alérgica.
A rinite alérgica geralmente é confirmada quando o tratamento médico é iniciado. Se você responde bem aos medicamentos, é quase certo que seus sintomas sejam causados por uma alergia.
Teste de alergia
Se a causa exata da rinite alérgica for incerta, seu médico pode encaminhá-lo a uma clínica de alergia hospital para testes de alergia.
Os 2 principais testes de alergia são:
um teste cutâneo de picada - onde o alérgeno é colocado em seu braço e a superfície da pele é picada com uma agulha para introduzir o alérgeno em seu sistema imunológico; se você for alérgico à substância, uma pequena mancha com coceira (vergão) aparecerá
um exame de sangue - para verificar o anticorpo imunoglobulina E (IgE) em seu sangue; seu sistema imunológico produz este anticorpo em resposta a um alérgeno suspeito
Também é importante que os resultados do teste sejam interpretados por um profissional de saúde qualificado com conhecimento detalhado de seus sintomas e histórico médico.
Mais informações sobre testes de alergia:
Exames adicionais para rinite alérgica
Em alguns casos, mais exames podem ser necessários para verificar complicações, como pólipos nasais ou sinusite.
Por exemplo, você pode precisar de:
uma endoscopia nasal - onde um tubo fino com uma fonte de luz e câmera de vídeo em uma extremidade (endoscópio) é inserido no nariz para que o médico possa ver dentro do seu nariz
um teste de fluxo inspiratório nasal - onde um pequeno dispositivo é colocado sobre sua boca e nariz para medir o fluxo de ar quando você inspira pelo nariz
uma tomografia computadorizada - uma varredura que usa raios-X e um computador para criar imagens detalhadas do interior do corpo
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."