➡️ Por acaso quando você realiza atividades físicas, (principalmente aeróbicos como corrida, spinning, bike), você respira somente pelo nariz ou também pela boca? Sente às vezes aquele cansaço exagerado mesmo treinando com frequência adequada e aderindo corretamente à dieta?
➡️Se a respiração nasal não ocorre adequadamente, há prejuízo no rendimento físico máximo alcançado (isso vale tanto para atletas de alta performance como também para os de fim de semana!!!), além de esforço respiratório exacerbado durante as atividades do dia a dia e também durante o sono!
➡️ Quando respiramos pela boca durante a realização de esforços físicos geralmente apresentamos algum grau de obstrução nasal naquele momento. Essa obstrução pode ter causas agudas: gripes ou resfriados, crises de alergias ou nossas famosas rinites! Mas pode ter também causas anatômicas, como por exemplo desvio de septo e cornetos aumentados.
➡️Não deixe de procurar uma avaliação médica para descobrir a causa provável.
➡️Septo é a parte que divide o nosso nariz em 02 lados e quando é muito tortuoso, muitas vezes obstrutivo, impede à entrada adequada do ar pelo nariz. Cornetos são estruturas nasais importantes para o processo de umidificação e aquecimento do ar que passa por eles, mas muitas vezes, ficam bastante inchados ou aumentam de tamanho devido à alergias e reatividade local. Muitas pessoas confundem eles com “adenoide” ao olhar no espelho e ver que estão inchados! A adenoide, quando presente, fica láaaaaa atrás do nariz e só pode ser visualizada em exames de imagem como videonaso e rx!
➡️ Bom, mas o recado principal deste post é reforçar a importância de uma boa respiração pelo NARIZ para que todos possam prestar mais atenção na mesma!!! Se já notou algum dos sintomas, agende consulta para uma avaliação especializada. Nós, otorrinos, estudamos e nos especializamos cada dia mais a fim de proporcionar todas as orientações necessárias e também um tratamento adequado aos nossos pacientes!!
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."