As infecções de ouvido em adultos podem levar a consequências graves, incluindo perda de audição, se não for controlada. Uma infecção não tratada também pode se espalhar para outras partes do corpo.
Qualquer suspeita de infecção de ouvido deve ser diagnosticada por um médico. Pessoas com histórico de infecções de ouvido recorrentes devem ser consultadas por um especialista em ouvido.
A orientação de um médico pode ajudar alguém a aliviar os sintomas e a tratar a infecção, bem como a tomar medidas para prevenir a recorrência da infecção.
As infecções de ouvido não são tão comuns em adultos quanto em crianças, embora possam ser mais graves. Os sintomas de infecções de ouvido em adultos devem ser monitorados de perto e diagnosticados por um otorrinolaringologista para evitar complicações.
Certas situações e ações colocam algumas pessoas em maior risco de infecções de ouvido do que outras. No entanto, existem várias etapas úteis que podem ser tomadas para a prevenção e o tratamento. Saiba mais sobre eles neste artigo.
Quais sintomas de infecção no ouvido?
O ouvido é uma parte complicada do corpo, composta de várias câmaras diferentes. As infecções de ouvido podem atacar em qualquer uma dessas câmaras e causar vários sintomas.
As três partes principais do ouvido são conhecidas como ouvido interno, médio e externo.
As infecções são mais comuns no ouvido médio e no ouvido externo. As infecções do ouvido interno são menos frequentes e, às vezes, um sinal de outra condição subjacente.
Os sintomas de infecções de ouvido em adultos variam dependendo da localização e podem incluir:
inflamação e dor
dor ao toque
mudanças auditivas
náusea
vomito
tontura
febre
dor de cabeça
inchaço da orelha
A secreção vinda do ouvido é um sinal de um problema mais sério e deve ser diagnosticada por um otorrino imediatamente.
Infecções do ouvido médio
O ouvido médio é a área diretamente atrás do tímpano. As infecções do ouvido médio são geralmente causadas quando bactérias ou vírus da boca, olhos e vias nasais ficam presos atrás do tímpano. O resultado é dor e uma sensação de ouvidos entupidos.
Algumas pessoas podem ter problemas de audição, pois o tímpano inflamado não é tão sensível ao som como deveria ser. Também há acúmulo de líquido ou pus atrás do tímpano, o que pode dificultar a audição. Pode parecer que o ouvido afetado está debaixo d'água.
Se o tímpano romper ou estourar devido ao aumento da pressão da infecção, o fluido pode ser drenado do ouvido.
Febre e cansaço generalizado também podem acompanhar uma infecção do ouvido médio.
Infecções de ouvido externo
O ouvido externo se estende do canal auditivo na parte externa do tímpano até a abertura externa do próprio ouvido.
Infecções de ouvido externas podem começar com uma erupção cutânea com coceira na parte externa da orelha. O canal auditivo escuro e quente é o local perfeito para a propagação de germes, e uma infecção do ouvido externo pode ser o resultado.
Infecções de ouvido externas também podem resultar de irritação ou lesão do canal auditivo por objetos estranhos, como cotonetes ou unhas.
Os sintomas comuns incluem ouvido ou canal auditivo dolorido, inchado e sensível ao toque. A pele pode ficar vermelha e quente até que a infecção desapareça.
Mais informações:
Quais são as causas de infecções de ouvido?
As infecções de ouvido podem ser causadas por vírus ou bactérias e são mais comuns em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
As infecções de ouvido em adultos são normalmente causadas por germes, como vírus, fungos ou bactérias. A maneira como uma pessoa é infectada geralmente determina o tipo de infecção que ela pega.
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou inflamação nas estruturas do ouvido podem ser mais propensas as infecções de ouvido do que outras. O diabetes é outro fator de risco que pode aumentar a probabilidade de alguém ter infecções de ouvido.
Pessoas com doenças crônicas de pele, incluindo eczema ou psoríase, também podem ter infecções do ouvido externo.
Quais são as causas de infecções do ouvido médio?
O resfriado comum, a gripe e as alergias podem causar infecções do ouvido médio. Outros problemas respiratórios superiores, como infecções nos seios da face ou na garganta, podem levar a infecções do ouvido médio, à medida que as bactérias passam pelas passagens conectadas e entram nas trompas de Eustáquio.
As trompas de Eustáquio se conectam do ouvido ao nariz e à garganta e são responsáveis por controlar a pressão no ouvido. Sua posição os torna alvos fáceis para germes.
As trompas de Eustáquio infectadas podem inchar e impedir a drenagem adequada, que atua contra os sintomas de infecções do ouvido médio.
Fumantes ativos e passivos também podem ter maior probabilidade de contrair infecções do ouvido médio.
Quais são as causas de infecções do ouvido externo?
Uma infecção comum do ouvido externo é conhecida como ouvido de nadador. Pessoas que passam muito tempo na água podem ter maior risco de desenvolver esse tipo de infecção do ouvido externo.
A água que fica no canal auditivo depois de nadar ou tomar banho cria um lugar perfeito para a multiplicação de germes. Por esse motivo, a água não tratada pode causar infecções no ouvido externo.
Quando eu devo ver um otorrinolaringologista por causa de uma infecção de ouvido?
Em muitos casos, as infecções de ouvido podem desaparecer por conta própria, portanto, uma pequena dor de ouvido pode não ser uma preocupação.
Normalmente, deve-se consultar um otorrinolaringologista se os sintomas não melhorarem em 3 dias. Se ocorrerem novos sintomas, como febre ou perda de equilíbrio, um médico deve ser consultado imediatamente.
Qualquer sinal de secreção vindo do ouvido também requer uma visita ao médico.
Como é o diagnóstico de infecção do ouvido?
Os otorrinolaringologistas precisam saber o histórico médico de uma pessoa para fazer um diagnóstico adequado. Eles perguntarão sobre quaisquer sintomas ocorridos, bem como sobre quaisquer medicamentos que a pessoa tome.
O otorrino pode usar um instrumento chamado otoscópio para examinar o tímpano e o canal auditivo em busca de sinais de infecção. Este procedimento pode ser acompanhado por uma pequena "baforada" de ar.
Os médicos verificarão como o tímpano reage ao ar empurrado contra ele, o que pode ajudar a diagnosticar uma infecção do ouvido médio.
Qual remédio para ouvido inflamado?
Dependendo da causa, algumas infecções desaparecem sem tratamento. Os sintomas podem ser controlados durante esse período, e o otorrino pode recomendar outros tratamentos para acelerar o processo de cicatrização.
Antibióticos e outras prescrições
O uso de antibióticos por via oral para tratar infecções de ouvido pode não ser recomendado em certos casos de infecções do ouvido médio e externo.
O tratamento depende da causa e da gravidade da infecção, juntamente com outros problemas de saúde que uma pessoa possa ter. Os antibióticos não são eficazes contra infecções de ouvido causadas por vírus por exemplo.
O uso de gotas para os ouvidos prescritos pode ser o meio pelo qual o médico tratará algumas infecções de ouvido. Às vezes, gotas para os ouvidos prescritos também podem ser usadas para tratar os sintomas da dor.
Medicamentos de venda livre
Medicamentos, incluindo paracetamol e ibuprofeno, ajudam muitos adultos com infecções de ouvido a tratar a dor associada à inflamação que o acompanha.
Descongestionantes ou anti-histamínicos, como pseudoefedrina ou difenidramina , também podem ajudar a aliviar alguns sintomas, especialmente aqueles causados por excesso de muco nas trompas de Eustáquio.
Drogas como essas podem ajudar a eliminar a dor da infecção de ouvido, mas não tratam a infecção.
Como prevenir infeções de ouvido?
Alguns passos simples do dia a dia ajudam a prevenir muitas infecções de ouvido. Algumas dicas básicas de higiene e opções de estilo de vida também ajudam na prevenção.
Parar de fumar é um passo importante na prevenção de infecções respiratórias e de ouvido. Fumar danifica diretamente os tecidos delicados dessa parte do corpo, além de diminuir a eficácia do sistema imunológico do corpo. Também gera inflamação.
A orelha externa deve ser devidamente limpa e seca após nadar ou tomar banho. Secar as orelhas e o cabelo com uma toalha imediatamente após o banho também pode ajudar.
Uma pessoa não deve usar cotonetes ou outros objetos para limpar os ouvidos, pois eles podem ferir o canal auditivo e o tímpano, causando uma infecção.
Lavar as mãos regularmente pode ajudar a prevenir a propagação de germes que podem causar infecções de ouvido. Qualquer pessoa que esteja tentando prevenir infecções de ouvido também deve evitar colocar os dedos nas orelhas ou próximo a elas.
Pessoas com alergias devem evitar seus gatilhos de alergia tanto quanto possível para reduzir a inflamação e o acúmulo de muco que podem contribuir para uma infecção. O tratamento de alergias sazonais e doenças da pele são outras etapas necessárias na prevenção de infecções de ouvido.
Sinusite não tratada pode trazer problemas auditivos
As infecções dos seios da face e a sensação de seios da face bloqueados são nada menos que irritantes. As infecções nos seios da face, também conhecidas como sinusite, podem causar uma série de sintomas, incluindo dores de cabeça, febre, fadiga, tosse, dor de dente e dor facial. As infecções sinusais também afetam seus ouvidos - e sua audição.
O que é sinusite?
A sinusite é uma infecção ou inflamação dos seios da face - cavidades ou bolsas de ar, dentro dos ossos perto dos olhos e do nariz. A sinusite pode ser crônica (durando mais de 12 semanas), subcrônica (durando 4-12 semanas) ou aguda (durando 4 semanas ou menos). Todos os três tipos de sinusite compartilham estes sintomas:
Dores de cabeça
Gotejamento pós-nasal e tosse
Congestionamento e entupimento
Nariz escorrendo e pingando
Dor facial, incluindo dor que se irradia para a mandíbula e os dentes
Surpreendentemente, a sinusite pode contribuir para a perda temporária de audição, mas a capacidade de ouvir geralmente se restaura assim que uma infecção aguda passa e o fluido é drenado de seus ouvidos.
No entanto, a perda auditiva causada pela sinusite crônica pode se tornar permanente quando complicada por infecções de ouvido recorrentes. Um estudo recente mostrou uma ligação entre a perda auditiva neurossensorial e a sinusite crônica, quando as células ciliadas do ouvido interno e externo são danificados.
A sinusite causa perda auditiva?
Para entender a conexão entre infecções nos seios da face e perda auditiva, é importante lembrar que seus ouvidos e nariz estão conectados. Como resultado, as infecções dos seios da face podem resultar em um inchaço da trompa de Eustáquio , que conecta a garganta ao ouvido médio e costuma ser chamado de “medidor de pressão” do ouvido interno.
A trompa de Eustáquio mantém a pressão no nível certo e ajuda a drenar o líquido dos ouvidos. À medida que o tubo incha, os fluidos bloqueiam o ouvido médio, fazendo com que a pressão se acumule no tímpano. Isso causa dor e também perda de audição . Você pode notar pressão em seus ouvidos, bem como sons abafados e entupidos - como se estivesse ouvindo pessoas falando através de uma parede espessa.
A perda auditiva causada pela sinusite é permanente?
Se você tem sinusite aguda, sua audição geralmente retorna depois que a infecção desaparece e o acúmulo de fluido sai do tímpano. No entanto, se o fluido não sai do ouvido (como em infecções prolongadas ou crônicas), pode contribuir para a perda auditiva de longo prazo.
O que você pode fazer para prevenir a perda auditiva causada pela sinusite?
Seu primeiro curso de ação para prevenir a perda auditiva associada a infecções nos seios da face é direcionar a infecção nos seios da face. O Dr. McCutcheon trata as infecções sinusais individualmente, levando em consideração o tipo de infecção sinusal que você tem. Seu plano de tratamento pode incluir:
Medicamentos, incluindo antibióticos, esteróides e medicamentos antiinflamatórios
Descongestionantes
Lavagem nasal
Anti-histamínicos
Mucolíticos
Se você está lutando contra a sinusite crônica e os tratamentos conservadores não são suficientes para aliviar seus sintomas, a sinusectomia pode ser a opção certa para você.
Com o tratamento certo, você pode interromper uma infecção bacteriana e sua audição deve melhorar logo em seguida.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."