Mesmo que um ouvido entupido não cause dor ou desconforto, sons abafados e esforço para ouvir podem ser um verdadeiro incômodo. Seu ouvido pode se desbloquear sozinho em algumas horas ou dias.
Ao tratar um ouvido obstruído, também é útil identificar as possíveis causas do bloqueio. Ao fazer isso, você e seu otorrinolaringologista pode determinar a melhor maneira de tratar a obstrução e prevenir problemas futuros.
Quais são as causas de ouvido entupido?
1. Bloqueio da tuba auditiva
O bloqueio da trompa de Eustáquio é uma das possíveis causas de obstrução do ouvido. A tuba auditiva conecta o ouvido médio à garganta. O líquido e o muco fluem do ouvido para a parte posterior da garganta por meio desse tubo, onde são engolidos.
Mas, em vez de descer pela garganta, o líquido e o muco às vezes podem ficar presos no ouvido médio e entupir o ouvido. Esse bloqueio geralmente acompanha uma infecção, como um resfriado comum, gripe ou sinusite. A rinite alérgica também pode causar bloqueio na tuba auditiva.
Outros sintomas de bloqueio causado por infecção ou alergias incluem:
nariz escorrendo
tosse
espirros
dor de garganta
O desbloqueio da trompa de Eustáquio é importante porque o fluido retido pode causar infecção no ouvido, que ocorre quando uma bactéria ou infecção viral atinge o ouvido médio.
A natação também pode desencadear uma infecção no ouvido. Isso acontece quando a água permanece no ouvido após o banho. Conhecido como ouvido de nadador, esse ambiente úmido estimula o crescimento de bactérias ou fungos. Os sinais de infecção no ouvido incluem:
dor de ouvido
vermelhidão
drenagem de fluido
febre
2. Altitude superior
Algumas pessoas apresentam obstrução auditiva temporária ao mergulhar, dirigir montanha acima ou voar de avião. Uma mudança rápida na pressão do ar fora do corpo causa esse bloqueio.
A tuba auditiva é responsável por equalizar a pressão no ouvido médio. Mas em altitudes mais elevadas, nem sempre é possível equalizar a pressão corretamente. Como resultado, a mudança na pressão do ar é sentida nos ouvidos. Uma orelha entupida às vezes é o único efeito colateral de uma mudança de altitude. Se você desenvolver enjoo de altitude elevada, também poderá sentir dor de cabeça, náuseas ou falta de ar.
3. Cera no ouvido
A cera protege seu ouvido, limpando o canal auditivo e evitando que detritos entrem no ouvido. A cera é normalmente macia, mas pode endurecer e causar um bloqueio no ouvido. Quando a cera ativa um ouvido entupido, outros sintomas podem incluir:
dor de ouvido
zumbindo nos ouvidos
tontura
Usar um cotonete para limpar o interior da orelha às vezes é responsável por esses bloqueios. Cotonetes não devem ser colocados dentro da orelha. Este método de limpeza pode empurrar a cera para dentro do ouvido.
4. Neuroma acústico
Neuroma acústico é um tumor benigno que se desenvolve no nervo craniano que vai do ouvido interno ao cérebro. Esses tumores são geralmente pequenos e de crescimento lento. No entanto, à medida que se tornam maiores, podem exercer pressão sobre os nervos do ouvido interno. Isso pode causar obstrução do ouvido, perda de audição e zumbido no ouvido.
5. Fluido no ouvido
O fluido pode se desenvolver no ouvido por vários motivos. Aqui estão alguns dos mais comuns:
Infecção do ouvido médio: crianças e adultos que desenvolvem infecções do ouvido médio podem ter uma sensação de ouvido obstruído devido ao acúmulo de fluido atrás do tímpano. Embora essa condição geralmente desapareça por conta própria, pode ser dolorosa. É hora de chamar um médico se a dor for forte, você notar uma secreção de fluido ou os sintomas persistirem por mais de um dia. Crianças menores de seis meses devem ser examinadas imediatamente.
6. Ouvido entupido e sinusite
Você pode estar familiarizado com passagens nasais entupidas e sensibilidade facial causada pela pressão dos seios da face devido a uma sinusite, mas você sabia que isso também pode causar perda temporária de audição?
As cavidades nasais — espaços ocos localizados nos ossos perto do nariz e entre os olhos — também estão localizados ao lado do canal auditivo. Quando você experimenta uma sinusite com inflamação nas cavidades nasais, pode causar inchaço nas trompas de Eustáquio.
O ouvido entupido em decorrência de uma sinusite é uma afecção comum, quando isso acontece, a conexão entre o ouvido médio e a garganta é fechada, o que pressiona o tímpano, causando aquela sensação de ouvido entupido — ou pior — dor e perda auditiva.
Tanto as alergias da primavera quanto as infecções podem causar ouvidos entupidos, embora as infecções geralmente sejam mais dolorosas. Além disso, em alguns casos, as alergias podem causar perda temporária de audição.
Felizmente, a maior parte da perda auditiva causada por pressão nos seios da face é temporária e a audição volta ao normal assim que a congestão do seio passa. Mesmo assim, se sentir dor ou perda súbita de audição devido à congestão dos seios da face, entre em contato com o seu médico de família. Eles podem determinar a causa do seu desconforto e prescrever medicamentos para aliviar a dor e o inchaço.
Como desentupir ouvido entupido por sinusite?
Desentupir o ouvido entupido devido à sinusite é uma tarefa que deve ser feita somente por um médico otorrinolaringologista. Não tente desentupir ouvido com soluções caseiras ou objetos, isso pode agravar a condição. Consulte um especialista para avaliar e tratar a causa subjacente da sinusite.
Por que a sinusite causa dor de ouvido?
A sinusite é uma infecção nasal que pode causar dor de ouvido devido à pressão exercida sobre os seios nasais e os ouvidos. Se você está experimentando dor de ouvido persistente e congestão nasal, é importante procurar atendimento médico para verificar se é sinusite. O tratamento inclui medicamentos para aliviar a dor e inflamação, além de medidas para melhorar a drenagem nasal.
Mais informações:
7. Dano de ruído
A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é um dos tipos mais comuns de perda auditiva neurossensorial. De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), cerca de 40 milhões de americanos têm perda auditiva em um ou ambos os ouvidos, o que pode ter sido causado pela exposição a ruído excessivo por um longo período de tempo ou uma única exposição a um ruído extremamente alto, como uma explosão ou explosão.
Se sentir que seus ouvidos estão entupidos ou se você ouvir um zumbido (zumbido) após uma noite com amigos no clube ou uma tarde em um estádio esportivo turbulento, é provável que seja devido à exposição excessiva ao ruído. Embora esses sintomas geralmente desapareçam em 48 horas, você pode evitar a perda permanente de audição tomando precauções na próxima vez que souber que estará em um ambiente barulhento:
Use tampões de ouvido ou outros dispositivos de proteção auditiva quando estiver envolvido em uma atividade em que o som mede mais de 85 decibéis (dB).
Abaixe o volume da televisão, do rádio do carro ou de qualquer dispositivo eletrônico pessoal com o qual você usa fones de ouvido.
Se você não puder proteger sua audição do ruído ou reduzir o volume, afaste-se o máximo possível.
8. A ansiedade pode causar congestão de ouvido, pressão e dor
Não é incomum que pessoas com ansiedade sintam dor de ouvido e pressão, especialmente durante um ataque de pânico ou quando estão sob muito estresse. Você pode sentir isso como pressão no ouvido, plenitude, dor ou mesmo que seus ouvidos simplesmente "pareçam estranhos". Você pode ter uma necessidade quase constante de estalar os ouvidos para aliviar a pressão, mas o estalo faz pouco para ajudá-lo a se sentir melhor.
Os ouvidos internos são muito sensíveis a mudanças no suprimento de fluido e sangue. Se seu coração estiver acelerado e / ou sua pressão arterial estiver elevada porque você se sente ansioso (e / ou você tem um problema cardíaco), seus ouvidos podem ser afetados muito rapidamente. Da mesma forma, os hormônios do estresse elevados podem alterar o delicado equilíbrio dos fluidos em seu ouvido, fazendo-os inchar.
9. Doença de Meniere e distúrbios de equilíbrio
Pessoas com problemas de ouvido interno, como Menière , podem experimentar o que percebem como "plenitude auricular" devido a um desequilíbrio dos fluidos do ouvido interno. Se este sintoma for acompanhado de tontura, zumbido ou perda auditiva, você deve procurar ajuda médica.
10. Infecção do ouvido externo ("ouvido de nadador")
Os primeiros estágios de uma infecção do ouvido externo, conhecida como ouvido de nadador , geralmente incluem audição abafada ou sensação de orelhas obstruídas. Em alguns casos, pode haver corrimento.
Dra. Danielly Andrade
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias funcionais e estéticas do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu objetivo é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."