Início > Blog > Infecções de ouvido: causas, sintomas e tratamento
Uma infecção de ouvido ocorre quando uma infecção bacteriana ou viral afeta o ouvido médio — as seções de seu ouvido logo atrás do tímpano. As infecções de ouvido podem ser dolorosas devido à inflamação e ao acúmulo de líquido no ouvido médio.
As infecções de ouvido podem ser crônicas ou agudas. As infecções de ouvido agudas são dolorosas, mas de curta duração. As infecções crônicas de ouvido não desaparecem ou recorrem muitas vezes. As infecções crônicas do ouvido podem causar danos permanentes ao ouvido médio e interno.
É muito comum que a infecção de ouvido seja sintoma de sinusite.
O que causa uma infecção no ouvido?
Uma infecção de ouvido ocorre quando uma das trompas de Eustáquio fica inchada ou bloqueada, causando o acúmulo de fluido no ouvido médio. As trompas de Eustáquio são pequenos tubos que vão de cada orelha diretamente à parte posterior da garganta.
As causas do bloqueio da tuba auditiva incluem:
Fatores de risco para infecções de ouvido
As infecções de ouvido ocorrem mais comumente em crianças pequenas porque elas têm trompas de Eustáquio curtas e estreitas. Bebês alimentados com mamadeira também têm uma incidência maior de infecções de ouvido do que crianças amamentadas.
Outros fatores que aumentam o risco de desenvolver uma infecção no ouvido são:
mudanças de altitude
mudanças climáticas
exposição a fumaça de cigarro
uso de chupeta
doença recente ou infecção de ouvido
Quais são os sintomas das infecções de ouvido?
Alguns dos sintomas comuns de infecções de ouvido incluem:
dor leve ou desconforto dentro do ouvido
uma sensação de pressão dentro da orelha que persiste
agitação em bebês
drenagem de ouvido semelhante a pus
Perda de audição
Esses sintomas podem persistir ou ir e vir. Os sintomas podem ocorrer em um ou ambos os ouvidos. A dor geralmente é mais intensa com infecção de ouvido duplo (infecção em ambos os ouvidos).
Os sintomas de infecções de ouvido crônicas podem ser menos perceptíveis do que aqueles de infecções de ouvido agudas.
Crianças menores de 6 meses com febre ou sintomas de infecção de ouvido devem consultar um médico imediatamente. Sempre procure atendimento médico se seu filho tiver febre superior a 39 ° C ou dor de ouvido intensa.
Como as infecções de ouvido são diagnosticadas?
Seu otorrinolaringologista examinará seus ouvidos com um instrumento chamado otoscópio, que possui uma luz e uma lente de aumento. O exame pode revelar:
vermelhidão, bolhas de ar ou líquido pus no ouvido médio
fluido drenando do ouvido médio
uma perfuração no tímpano
um tímpano protuberante ou colapsado
Se a infecção estiver avançada, o otorrino pode colher uma amostra do líquido dentro do ouvido e testá-la para determinar se certos tipos de bactérias resistentes aos antibióticos estão presentes.
Eles também podem solicitar uma tomografia computadorizada (TC) de sua cabeça para determinar se a infecção se espalhou para além do ouvido médio.
Finalmente, você pode precisar de um teste de audição, especialmente se estiver sofrendo de infecções crônicas de ouvido.
Como as infecções de ouvido são tratadas?
A maioria das infecções leves de ouvido desaparece sem intervenção. Alguns dos métodos a seguir são eficazes no alívio dos sintomas de uma infecção leve no ouvido:
Se os seus sintomas piorarem ou não melhorarem, você deve marcar uma consulta com seu otorrinolaringologista. Eles podem prescrever antibióticos se sua infecção de ouvido for crônica ou não parecer estar melhorando.
É importante terminar todo o curso de antibióticos, se eles forem prescritos.
A cirurgia pode ser uma opção se sua infecção de ouvido não for eliminada com os tratamentos médicos usuais ou se você tiver muitas infecções de ouvido em um curto período. Na maioria das vezes, os tubos são colocados nos ouvidos para permitir que o fluido seja drenado.
Em casos que envolvem adenoides aumentadas, a remoção cirúrgica das adenoides pode ser necessária.
O que podemos esperar a longo prazo?
As infecções de ouvido geralmente desaparecem sem intervenção, mas podem reaparecer. Essas complicações raras, mas sérias, podem ocorrer após uma infecção no ouvido:
Perda de audição
atraso de fala ou linguagem em crianças
mastoidite (uma infecção do osso mastoide no crânio)
meningite (uma infecção bacteriana das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal)
um tímpano rompido
Como as infecções de ouvido podem ser evitadas?
As seguintes práticas podem reduzir o risco de infecção no ouvido:
lavando as mãos frequentemente
evitando áreas excessivamente lotadas
evitando o fumo passivo
manter as imunizações atualizadas
Mais informações:
Quem é a Dra. Danielly Andrade?
Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."
Como a Dra. Danielly Andrade pode te ajudar?
Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.
Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.