O septo nasal é composto em parte por cartilagem e em parte por osso. Às vezes, um pedaço extra de osso crescerá do septo e criará um esporão. Muitas vezes além da obstrução nasal o esporão ósseo é a causa de dores de cabeça inexplicáveis, sendo o tratamento na maioria dos casos cirúrgico.
O que é o esporão ósseo do nariz?
O esporão ósseo é um crescimento ósseo anormal que pode se desenvolver na superfície dos ossos. Normalmente, os esporões ósseos não são dolorosos por si só, mas podem causar dor quando esfregam contra os nervos e pressionam o tecido circundante
Esporões ósseos podem se desenvolver na superfície de qualquer osso.
O septo nasal é composto em parte por cartilagem e em parte por osso. Às vezes, um pedaço extra de osso crescerá do septo e criará um esporão, por isso é muito comum o esporão ósseo estar associado a um desvio de septo. Geralmente são vistos na parte posterior do desvio do septo nasal.
Quais são as causas do esporão ósseo do nariz?
Os esporões ósseos do nariz são causados principalmente por estresse repetitivo nos ossos do nariz O excesso de formação óssea ocorre como resultado da resposta do corpo à pressão anormal na área afetada do osso Em outras palavras, os esporões ósseos são causados como parte de um processo reativo a uma lesão óssea.
Os esporões do nariz podem ocorrer em indivíduos de todas as idades, raças, grupos étnicos e gêneros.
Esporões ósseos do nariz é uma condição que não pode ser evitada na maioria dos indivíduos. No entanto, em alguns casos, seguir certas diretrizes pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver esporões ósseos.
A inflamação crônica e a remodelação tecidual associadas aos pólipos nasais podem levar a alterações ósseas, incluindo a formação de esporões ósseos nasais. Os exames de imagem como fibronasolaringoscopia e tomografia são cruciais para diferenciar essas alterações de doenças invasivas e para planejar adequadamente o tratamento.
Quais são os fatores de risco para esporão ósseo do nariz? (Fatores predisponentes)
Os fatores de risco comuns para esporões ósseos do nariz incluem:
Idade avançada
Participação em esportes de alto impacto
Excesso de peso corporal associado à obesidade
Dieta não saudável
Doença articular degenerativa, como osteoartrite
Predisposição hereditária; uma história familiar de esporões ósseos
É importante notar que ter um fator de risco não significa que uma pessoa terá a condição. Um fator de risco aumenta as chances de desenvolver uma condição em comparação com um indivíduo sem os fatores de risco. Alguns fatores de risco são mais importantes que outros.
Além disso, não ter um fator de risco não significa que um indivíduo não terá a condição. É sempre importante discutir o efeito dos fatores de risco com seu médico.
É muito comum a associação do esporão osseo nasal a outras doenças como o desvio de septo nasal, a sinusite, os pólipos nasais e a rinite.
Quais são os sinais e sintomas do esporão ósseo do nariz?
Em alguns indivíduos, os esporões ósseos não são dolorosos por si mesmos e não causam sinais ou sintomas significativos. No entanto, em alguns, certos sintomas podem se desenvolver dependendo da gravidade da condição. É muito comum o desvio septo nasal com esporão ósseo.
Os sinais e sintomas de esporões ósseos do nariz incluem:
Dor aguda e dores de cabeça; isso pode ocorrer em mulheres durante a menstruação ou gravidez
O aparecimento de uma massa óssea sob a pele do nariz
Nariz coçando
Dificuldade ao respirar
Se os nervos ao redor do esporão ósseo forem comprimidos, os músculos afetados podem mostrar fraqueza
Como é diagnosticado o esporão ósseo do nariz?
Muitas condições clínicas podem ter sinais e sintomas semelhantes. O otorrinolaringologista pode realizar exames adicionais para descartar outras condições clínicas para chegar a um diagnóstico definitivo.
Os esporões ósseas do nariz podem ser diagnosticadas pelas seguintes observações e testes:
Exame físico completo com avaliação completa do histórico médico
Fibronasolaringoscopia: é o exame que avalia a extensão da cavidade nasal até a laringe. É realizado através de um aparelho com uma fibra ótica que é passado pelo nariz.
Tomografia computadorizada (TC) da região da cabeça e pescoço: uma tomografia computadorizada tira uma série de imagens de raios-X de vários ângulos diferentes. Essas imagens são então mescladas para criar imagens transversais de ossos e tecidos moles com o corpo
Ressonância magnética (RM) da região da cabeça e pescoço: uma ressonância magnética é uma varredura mais detalhada que usa ondas de rádio e um campo magnético que gera imagens completas do interior dos ossos e tecidos moles
Quais são as possíveis complicações do esporão ósseo do nariz?
As possíveis complicações de esporões ósseos do nariz incluem:
Sem tratamento, em alguns indivíduos, os esporões ósseos podem causar dor intensa e incontrolável, colidindo com as estruturas circundantes, como os tendões e os nervos.
Danos permanentes aos nervos do nariz
Desvio de septo Nasal: Quando a parede entre as duas narinas não é reta (ou está desviada)
Como é tratado o esporão ósseo do nariz?
O tratamento de esporões ósseos do nariz inclui métodos não cirúrgicos e cirúrgicos. O tratamento não cirúrgico foca no alívio dos sintomas, sem remover o esporão. A cirurgia é indicada para casos de obstrução nasal significativa, sinusite recorrente ou dores de cabeça persistentes, com o objetivo de remover o esporão para aliviar os sintomas e melhorar o fluxo de ar.
Tratamento cirúrgico para desvio de septo com esporão ósseo
A cirurgia de remoção do esporão ósseo nasal é feita no hospital com anestesia geral. Dura de 60 a 120 minutos. O paciente vai para casa no mesmo dia da cirurgia.
O esporão ósseo na maioria das vezes está associado ao desvio de septo nasal. O procedimento de correção, nesses casos, envolve a remoção cirúrgica do esporão e a correção do desvio de septo.
Pequenos instrumentos permitem precisão incomparável e controle muito maior ao realizar osteotomias, para que seus resultados possam ser muito mais suaves e naturais.
A técnica minimamente invasiva também minimiza a lesão dos tecidos moles circundantes e evita todas as incisões na pele.
Como temos menos trauma ao tecido, você pode desfrutar de uma cicatrização óssea mais rápida, menos dor e uma recuperação mais rápida após a cirurgia.