Como descobrir se você tem desvio de septo?
Para descobrir se você tem desvio de septo, é preciso observar a ocorrência de sintomas típicos, como obstrução nasal, sinusites recorrentes, dores de cabeça e faciais, ronco, distúrbios do sono, redução do olfato e sintomas de garganta. Em casos onde o desvio é mais pronunciado, é comum uma narina visivelmente mais estreita que a outra e assimetria externa do nariz, que pode estar torto ou desalinhado, porém isso não necessariamente é uma confirmação de que você tenha desvio de septo. Somente os exames de fibronasolaringoscopia e tomografia computadorizada podem confirmar o diagnóstico de desvio de septo.
Como é o nariz de quem tem desvio de septo?
O desvio de septo em si não causa uma aparência específica no nariz. A estrutura interna do nariz, chamada septo nasal, pode estar desviada sem que isso seja visível externamente. É comum pacientes pensarem que não tem desvio de septo por que externamente o nariz é reto, porém internamente o septo nasal pode estar descentralizado caracterizando um desvio de septo nasal.
Uma pessoa com um desvio de septo nasal pode ter um nariz externamente reto e ainda assim apresentar um desvio de septo internamente. O desvio do septo nasal não necessariamente se manifesta como uma deformidade visível externamente. Em muitos casos, o desvio pode ser limitado à parte interna do nariz, sem afetar a aparência externa.
Qual médico procurar para diagnosticar e tratar o desvio de septo?
O médico especialista em diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico do desvio de septo é o otorrinolaringologista. Essa é a especialidade médica que se dedica a diagnosticar e tratar distúrbios do nariz e seios da face como o desvio de septo.
Se você suspeita que tem desvio de septo ou está incomodado com a aparência do seu nariz, o ideal é consultar um otorrinolaringologista. Ele poderá avaliar seu caso, realizar exames e indicar o tratamento mais adequado, seja ele cirúrgico ou não.
Os sintomas característicos de desvio de septo:
80% da população tem desvio de septo, a maioria não tem sintomas, quando os sintomas estão presentes podem provocar:
Dificuldade de respirar pelo nariz: Obstrução nasal ou congestão, que pode ser unilateral ou bilateral, é a principal queixa que leva o paciente ao consultório.
Boca seca ao acordar: a obstrução nasal leva a respiração pela boca.
Distúrbios do sono causados pela dificuldade em respirar pelo nariz: Ronco, alteração das fases do sono com superficialização (sensação de acordar várias vezes a noite).
Cansaço e sonolência diurna: Causados pelos distúrbios do sono
Sangramentos nasais: Ao dificultar a passagem do ar, o desvio resseca e irrita a mucosa nasal, que fica mais sensível e propensa a sangramentos.
Sinusites recorrentes: O desvio de septo pode impedir a drenagem sinusal e o fluxo de ar, criando um ambiente propício à infecção.
Dificuldade de assoar o nariz: causado pelo estreitamento da passagem de ar.
Dores de cabeça e dores faciais: Devido a diferenças de pressão ou pontos de contato do septo dentro da cavidade nasal (onde o ar passa quando respiramos).
Sintomas de garganta: Alguns pacientes podem apresentar sensação de secura ou irritação, que pode ser atribuída à alteração do fluxo de ar e da respiração bucal devido à obstrução nasal.
É importante notar que a presença e a gravidade desses sintomas podem variar muito entre indivíduos com um desvio de septo
Quantos % da população tem desvio de septo?
Aproximadamente 80% da população tem algum grau de desvio de septo, sendo em geral um achado comum nas tomografias computadorizadas. Nem todos desvios de septo apresentam sintomas que exijam tratamento.
Visualmente quais são as características do desvio de septo?
Nos casos onde o desvio é mais pronunciado, ele pode ser visto "por fora" do nariz.
Narina visivelmente mais estreita que a outra.
Assimetria externa do nariz, que pode estar torto ou desalinhado.
É mais comum o paciente apresentar desvio de septo que não é percebido por fora do nariz porém causa sintomas.
Qual exame é feito para saber se tem desvio de septo?
Os exames para saber se você tem desvio de septo são a fibronasolaringoscopia, a rinoscopia e a tomografia computadorizada. A rinoscopia e a fibronasolaringoscopia são geralmente realizadas no consultório do otorrinolaringologista durante a consulta para desvio desvio de septo.
Rinoscopia Nasal:
Fibronasolaringoscopia
Como rotina de exame rinologico, nas consultas é realizada uma endoscopia nasal, introduzindo uma fibra óptica fina com uma pequena câmera pelo nariz para analisar as estruturas internas nasais e da faringe.
Tomografia computadorizada
Como rotina é importante a realização de exames de tomografia que ajudam a avaliar com precisão o grau do desvio septal, bem como suas consequências e outras alteraçoes funcionais nas cavidades nasais e seios da face.