top of page
  • Foto do escritorDra. Danielly Andrade

O que são Cornetos Nasais e como eles afetam a respiração

Atualizado: 29 de abr.

O que são os cornetos nasais?



Cornetos nasais, também conhecidos como conchas nasais ou turbinatos nasais, são estruturas ósseas cobertas por uma camada de tecido mucoso que se encontram no interior das cavidades nasais. Os cornetos nasais são responsáveis por regular o fluxo de ar e a temperatura e umidade do ar inalado, para que a respiração seja mais eficiente.


Existem três pares de cornetos nasais: superior, médio e inferior.


O corneto nasal superior é a menor das três estruturas e é coberto por tecido mucoso que contém células que produzem muco.


O corneto nasal médio é o maior dos três e é responsável por direcionar o fluxo de ar para o corneto nasal inferior, onde o ar é umedecido e aquecido antes de chegar aos pulmões.


O corneto nasal inferior é o maior dos três e tem um papel importante na filtragem do ar e na regulação do fluxo de ar para a parte posterior das cavidades nasais.


Quando há algum problema nos cornetos nasais, como crescimento excessivo de tecido, infecções ou alergias, pode haver uma obstrução nasal, causando dificuldade para respirar.


A obstrução nasal pode afetar a capacidade do corpo de receber oxigênio suficiente, o que pode levar a problemas respiratórios e outros problemas de saúde.


Quando há obstrução nasal, o corpo é forçado a respirar pela boca, o que pode resultar em boca seca, garganta seca e infecções respiratórias superiores recorrentes.


Cornetos Nasais

Quais são as principais problemas nos cornetos nasais?


A hipertrofia de cornetos nasais é uma condição em que os cornetos nasais crescem excessivamente, causando obstrução nasal, congestão e dificuldade para respirar. Isso pode ser causado por alergias, infecções, mudanças hormonais ou outras condições médicas.


Atrofia de cornetos nasais:

A atrofia de cornetos nasais é uma condição em que os cornetos nasais diminuem de tamanho, resultando em secura e irritação nasal, bem como sintomas de obstrução nasal e congestão.


Desvio dos cornetos nasais:

O desvio dos cornetos nasais é uma condição em que um ou mais cornetos nasais se desviam ou se curvam, resultando em obstrução nasal e dificuldade para respirar.


Os pólipos nasais são crescimentos benignos que se desenvolvem no revestimento dos seios nasais ou nas cavidades nasais, incluindo os cornetos nasais. Eles podem causar obstrução nasal, congestão, perda de olfato e infecções recorrentes.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


Comments


bottom of page