top of page
Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Cirurgia de nariz: entenda tudo sobre as cirurgias estéticas e funcionais do nariz

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Início > Blog > Cirurgia de nariz: entenda tudo sobre as cirurgias estéticas e funcionais do nariz




Todos os anos, milhares de pessoas fazem cirurgia no nariz. Eles escolhem a cirurgia por uma série de razões, como melhorar o formato do nariz, aliviar problemas respiratórios, corrigir uma deformidade de parto ou lesão, ou levantar um nariz envelhecido e caído.

Essas razões geralmente se combinam para apoiar a decisão de consultar um otorrino especialista em rinologia, bem como em cirurgia estética do nariz. Isso garantirá que a respiração eficiente seja uma prioridade tão alta quanto a aparência.


O que devo saber sobre cirurgia nasal?


Cirurgia estética do nariz a cirurgia plástica do nariz (chamada rinoplastia) tem a ver com o formato do nariz e como ele se equilibra com outras características do rosto. Como o nariz é a característica facial mais perceptível, mesmo uma ligeira mudança pode melhorar a aparência. Antes da cirurgia, é muito importante que o paciente tenha uma compreensão clara e realista de quais mudanças são possíveis, bem como os limites e riscos do procedimento.

A rinoplastia é uma cirurgia individualizada que envolve uma consulta com um cirurgião para discutir a aparência desejada do nariz pelo paciente e uma avaliação da respiração. O paciente e seu cirurgião devem levar em consideração o tipo de pele, origem étnica e idade ao discutir a cirurgia estética do nariz. O cirurgião também descreverá os fatores de risco, que geralmente são menores, bem como onde a cirurgia será realizada — qual hospital. Exceto em casos de deficiência respiratória significativa ou para corrigir uma deformidade ou lesão, os pacientes jovens geralmente não devem fazer cirurgia no nariz até que os ossos faciais estejam totalmente desenvolvidos, aos 15 ou 16 anos de idade.

Para remodelar o nariz, o cirurgião faz uma incisão interna ou externa e levanta a pele para remover ou reorganizar o osso e a cartilagem. A pele é então suturada ou suturada para fechar a incisão sobre o osso e cartilagem modificados. Uma tala nasal temporária pode ser colocada na parte externa do nariz para ajudar a manter o novo formato por cinco a sete dias após a cirurgia. Se uma tala ou tampão for colocado dentro do nariz para estabilizar o septo, ele normalmente será removido na próxima semana após a cirurgia.

Nariz entupido crônico - milhões de pacientes sofrem de obstrução ou congestão nasal recorrente. A obstrução nasal pode ser um problema estrutural dentro do nariz ou pode ser devido ao inchaço causado por alergias (rinite alérgica), inflamação crônica dos seios da face (sinusite crônica) ou outras condições.

O bloqueio pode ser causado por desvio de septo (a parede que separa os dois lados do nariz), que pode estar torto ou dobrado como resultado de crescimento anormal ou lesão. Isso pode fechar parcial ou completamente uma ou ambas as passagens nasais. Cerca de 80 por cento das pessoas apresentam algum grau de desvio septal, mas se o desvio de septo causar obstrução nasal ou respiratória significativa, pode ser corrigido com um procedimento cirúrgico denominado septoplastia. Alterações estéticas ou estruturais do nariz podem ser realizadas ao mesmo tempo, em um procedimento combinado denominado rinosseptoplastia ou septorrinoplastia.

O aumento das estruturas dentro das passagens nasais (chamadas conchas ou cornetos nasais) é outra causa de entupimento ou obstrução nasal. Às vezes, os cornetos precisam de tratamento para torná-los menores e abrir as passagens nasais. Os tratamentos incluem procedimentos cirúrgicos como redução da concha ou remoção parcial chamada de turbinectomia ou turbinoplastia. As alergias também podem causar aumento das conchas e obstrução nasal, e testes alérgicos e tratamento de alergia podem ser uma boa consideração.

Narinas estreitas ou colapso da válvula nasal podem fazer com que as aberturas do nariz bloqueiem o fluxo de ar. As cartilagens que formam o suporte para as narinas podem ser comprimidas ou colapsar com a inspiração, causando obstrução nasal. Fitas nasais adesivas externas, como as usadas por atletas ou à noite, para melhorar a respiração, podem ajudar. Se as tiras nasais ou splints nasais melhorarem a respiração pelas narinas, uma cirurgia na ponta nasal ou válvula nasal ou rinoplastia pode ser útil para melhorar o fluxo de ar.

Envelhecimento do nariz - O envelhecimento é uma causa comum de obstrução nasal. Isso ocorre quando a cartilagem do nariz e sua ponta são enfraquecidas pela idade e caem por causa da gravidade, causando algum colapso das narinas, bloqueando o fluxo de ar. A respiração pela boca, ou respiração ruidosa e limitada, é comum.

Experimente levantar a ponta do nariz para ver se a respiração está melhor. Nesse caso, a cirurgia para ajustar ou levantar a ponta do nariz ou apoiar as cartilagens das laterais do nariz pode ser útil. Converse com um cirurgião otorrino sobre cirurgia de ponta nasal ou rinoplastia, que pode envolver corte e remodelagem ou suporte da cartilagem nasal e septal. Talas ou tampões macios podem ser colocados nas narinas ou sobre o nariz para segurar a ponta nasal ou septo em sua nova posição. Normalmente, os pacientes apresentam algum inchaço por uma ou duas semanas. No entanto, depois que o tampão é removido, a maioria das pessoas passa a ter uma respiração muito melhor.


Qual a cirurgia para um nariz quebrado?


Um nariz torto e hematomas ao redor dos olhos e nariz após uma lesão geralmente indicam uma fratura no nariz. Procure atendimento médico imediatamente se os ossos forem empurrados significativamente para fora, ou se houver sangramento significativo do nariz, ou se o nariz estiver completamente obstruído por inchaço dentro do nariz. Às vezes, o inchaço e hematomas da pele e dos tecidos moles do nariz podem tornar difícil ver se um nariz quebrado moveu os ossos nasais o suficiente para afetar a respiração ou a aparência do nariz. Em casos de fratura nasal levemente desviada, esperar 48 a 72 horas pela consulta médica pode ajudar o médico a avaliar sua lesão conforme o inchaço diminui. Aplique gelo enquanto espera para ver o médico.

Para ossos mal deslocados, os cirurgiões podem tentar retornar os ossos nasais a uma posição mais reta sob anestesia geral, chamada de redução da fratura nasal. Isso geralmente é feito dentro de sete a 10 dias após a lesão, antes que os ossos cicatrizem incorretamente. Uma tala nasal interna e / ou externa pode ser deixada no local por cerca de uma semana após a redução da fratura nasal para ajudar o osso e a cartilagem a cicatrizar na posição adequada. Em alguns casos, uma lesão nasal pode resultar em respiração deficiente ou em uma deformidade nasal cosmética. Uma cirurgia corretiva nasal, geralmente rinosseptoplastia ou septorrinoplastia, vale a pena ser considerada.


Esse procedimento é feito no hospital. Você pode esperar algum inchaço e hematomas, bem como possivelmente um gesso ou tala nasal durante os primeiros sete a 10 dias após a cirurgia.


Mais informações sobre a cirurgia de nariz quebrado:


Como funciona a cobertura do meu plano de saúde nas cirurgias nasais?


O plano de saúde geralmente não cobre a cirurgia estética. No entanto, a cirurgia para corrigir ou melhorar a função respiratória, grande deformidade ou lesão é frequentemente coberta no todo, ou em parte. Os pacientes devem obter informações sobre custos com seus cirurgiões e discutir com sua seguradora antes da cirurgia.


Consulte os planos de saúde, seguros e convênios atendidos pela Dra. Danielly Solar Andrade:


Que perguntas devo fazer ao meu médico?


  1. Estou infeliz com a aparência do meu nariz. O seguro vai pagar pela cirurgia do nariz?

  2. A cirurgia para mudar a aparência do meu nariz mudará a maneira como respiro pelo nariz?

  3. A cirurgia para melhorar a respiração pelo nariz mudará a aparência do meu nariz?

  4. Qual é o tempo de recuperação para uma cirurgia de nariz?

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

bottom of page